Destino Sustentável conquista o Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação

Na último dia 17 de julho, quarta-feira, o projeto Destino Sustentável foi premiado, na cidade de Belém, com o Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação. A premiação mais recente da SBC julgou propostas inovadoras de trabalhos de Graduação, Mestrado e Doutorado que usam a computação para sua aplicabilidade.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação acontece desde 1980 e inclui, atualmente, 23 eventos divididos entre base e satélite, sendo inaugurado o Selo de Inovação SBC na sua 39ª edição, em 2019. A seleção dos projetos concorrentes ao título foi feita em duas etapas: a primeira consistiu na escolha dos cinco melhores projetos pela comissão de avaliadores da academia e indústria; a segunda foi durante o congresso, no qual um representante de cada trabalho dissertou por 5 minutos sobre os objetivos e as motivações para a criação do mesmo.

Todos os projetos precisaram, além de serem inovadores, serem inéditos para a comunidade científica, não possuírem vínculo financeiro com qualquer empresa e abordarem a temática exigida pela Sociedade (Computação e Responsabilidade Socioambiental).

O Destino Sustentável visa acessibilizar o conhecimento da população a respeito da educação ambiental, facilitar a conservação por meio do incentivo de atitudes sustentáveis e disponibilizar ferramentas que ajudem no destino adequado do lixo produzido pela população usuária da plataforma, isso tudo amparado pela computação. Receber o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação por intermédio do Selo de Inovação SBC é uma honra para a equipe e um reflexo do impacto e da importância social que o projeto tem promovido desde a sua criação.

No mundo em que a população crescerá em aproximadamente 43%, em apenas 31 anos, de acordo com as estimativas de pesquisadores do Museu do Amanhã, é fundamental elaborar estratégias sustentáveis para o desenvolvimento harmonioso e para a garantia de um futuro menos agressivo ao meio ambiente, o que influencia diretamente na existência humana. Esse é o comprometimento social do mais novo projeto inovador, segundo a Sociedade Brasileira de Computação: Destino Sustentável.

Texto: Brenda Vara

Fonte:http://www.destinosustentavel.org/destino-sustentavel-conquista-o-selo-de-inovacao-da-sociedade-brasileira-de-computacao/