FACOMP E RECOMP dão as Boas Vindas aos Calouros 2022 com uma Programação Especial

A Representação dos Estudantes de Computação (RECOMP), promoveu entre os dias 08 a 19 do mês de agosto de 2022, uma semana de boas-vindas aos Calouros de Computação. O evento ocorreu no prédio da Faculdade de Computação (FACOMP) da UFPA, Campus Castanhal, contando com uma programação de dois minicursos: O Lógica de Programação e Introdução ao Arduino.

A programação começou com o Minicurso de Lógica de Programação, que teve a duração de uma semana, com o intuito de introduzir de forma dinâmica os conteúdos de programação de computadores aos calouros. Para isso, foi utilizado o programa Portugol Studio como ferramenta lúdica para ensino. Durante oficina, foram abordados diversos assuntos que sempre geram dúvidas aos calouros na área de tecnologia da educação, tais como conceitos fundamentais de algoritmo e lógica de programação, variáveis, operadores aritméticos, operadores relacionais, operadores lógicos, estruturas de condicionais, estruturas de repetição, funções e procedimentos, bibliotecas, vetores e matrizes.

Na semana posterior, foi ministrado o Minicurso de Arduino.  A escolha de repassar o conteúdo após o curso de algoritmo teve como objetivo ajudar na fixação do conteúdo de Lógica de Programação, ou seja, foi planejado como ferramenta lúdica e aplicada para o conteúdo visto anteriormente. O mesmo fez uso da IDE do Arduino e das placas de prototipagem, cedidas pela Faculdade de Computação (FACOMP) para realização do curso, onde foram abordados conceitos de eletrônica e o funcionamento do Arduino. Durante o minicurso foram realizados desafios como Hello World, semáforo e Push-Button.  Durante as atividades foram usados LED, botões, sensor de luminosidade, buzzer e potenciômetro.

Para o calouro de Engenharia da Computação Marcos Vinícius “a semana do calouro é válida pelo motivo de se familiarizar com componentes do Arduino, evitar queimar possíveis danos às placas e principalmente do ‘potenciômetro’ (sic)”. Outro participante da programação, Luan Evaristo também, aprovado em Engenharia de Computação fala “é importante para a interação social, onde os discentes dos cursos de engenharia de computação e sistemas de informação podem interagir e se conhecerem melhor”. Por sua vez, para o calouro em Sistemas de Informação, Pedro Henrique ressalta que o curso foi “bom pois proporciona o primeiro contato com programação, assim quando iniciar as aulas, já estão mais familiarizados com o ambiente”.

Os ministrantes do Minicurso de Lógica de Programação foram os discentes:  Nathannael Fonseca, Pedro Guimarães e Rômulo Fernandes. Já o Minicurso de Arduino contou com ministrantes: André Nobushige, Jean Marlison, Lucas Leal e Mateus Herivelton. Toda a programação contou com organização da RECOMP e apoio de recursos da FACOMP, além do apoio setor de infraestrutura da UFPA.

Para o representante estudantil Jean Silva, “a semana de boas-vindas é uma tradição que deve ser mantida pela sua principal importância de introduzir o recém chegado ao ambiente universitário e diminuir a dificuldade que muitos trazem consigo para o curso superior. São discentes recebendo outros discentes e dando às vindas a ‘Mamãe’ UFPA”. Desejamos a todos, uma boas-vindas!