I ENIPT – Encontro Nacional Interdisciplinar de Psicologia e Tecnologias de Informação e Comunicação

O NUFEN promove o I ENCONTRO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. O evento contribuirá para desvelar aspectos de um campo com poucas pesquisas, considerando a elevada incidência da relação entre a “Internet e os Crimes contra a Honra: Injúria, Calúnia e Difamação”; o uso das redes sociais e práticas de intolerância, de humilhação social e desconhecimento da condição humana.

O fundamento interdisciplinar permite realizar diálogos científicos e empíricos entre Psicólogos, Filósofos, Advogados, Delegados Especializados, Assistentes Sociais, Comunicólogos, Engenheiros da Computação visando esclarecer aspectos da exposição subjetiva nas redes sociais. Também contribuirá para sistematizar dados sobre a politica de prevenção e repressão aos crimes cibernéticos desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública do Pará.

Crimes cibernéticos; ou crimes de virtuais; ou crimes informáticos, ou delitos informáticos são nomenclaturas aplicadas às condutas em um ambiente virtual, em que há acesso não autorizado a sistemas informáticos, ações destrutivas nesses sistemas, interceptação de comunicações, modificações de dados, infrações os direitos de autor, incitação ao ódio e descriminação, escárnio religioso, difusão de pornografia infantil, terrorismo, entre outros. A tipificação desta conduta é prevista atualmente no Código Penal Brasileiro, o qual teve redação alterada pela Lei nº 12.737 de 30 de novembro de 2012, denominada popularmente como “Lei Carolina Dieckmann”. O I ENCONTRO NACIONAL INTERDISCIPLINAR DE PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO debaterá o uso ético da internet e o entendimento da Filosofia que subjaz as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Link para Inscrição: https://enipt.tech/
Evento ocorrerá nos dias 03 a 05 de Dezembro às 08:00 até 18:00 h no Auditório José Vicente Miranda Filho, Instituto de Ciências Jurídicas, UFPA, Belém/PA