Dia Internacional das Mulheres

 

Shutterstock 2017/2018

Dia Internacional das Mulheres

Comemorado em 8 de março de cada ano, o Dia Internacional da Mulher é um dia dedicado a honrar as realizações das mulheres ao longo da história e em todo o mundo, e normalmente é um dia para mulheres de diferentes origens e culturas se unirem para lutar pela paridade de gênero e direitos das mulheres .

O que é ?

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é um dia global que celebra as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. O dia também marca um plano de ação para acelerar a paridade de gênero.

A paridade de gênero é uma medida estatística que compara mulheres e homens por meio de renda, educação e jornada de trabalho, entre outros pontos. Essa métrica sociológica ajuda os pesquisadores a entender como a sociedade está progredindo ou regredindo em áreas específicas. É também uma ferramenta importante para os formuladores de políticas que buscam a igualdade de gênero.

O Dia da Mulher foi comemorado pela primeira vez em 1908, mas foi em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres, em Copenhague, que a ativista alemã Clara Zetkin sugeriu que a data fosse fixada no dia 8 de março. A partir daí, esse dia ficou marcado como um dia internacional de lutas pela emancipação feminina.

O tema da campanha do Dia Internacional da Mulher 2020 é #EachforEqual

Individualmente, somos todos responsáveis ​​por nossos próprios pensamentos e ações – o dia todo, todos os dias.Podemos escolher ativamente desafiar estereótipos, combater preconceitos, ampliar percepções, melhorar situações e celebrar as conquistas das mulheres.Coletivamente, cada um de nós pode ajudar a criar um mundo com igualdade de gênero.

O tema da campanha do dia internacional das mulheres de 2020 é extraído de uma noção de ‘Individualismo coletivo’.Somos todos partes de um todo. Nossas ações individuais, conversas, comportamentos e mentalidades podem ter um impacto em nossa sociedade em geral. Coletivamente, podemos fazer a mudança acontecer. Coletivamente, cada um de nós pode ajudar a criar um mundo com igualdade de gênero.

 

Fontes: 
https://www.goodhousekeeping.com/life/a26539742/international-womens-day-march-8/

https://www.internationalwomensday.com/About

https://www.thebodyshop.com.br/beleza-do-mundo/historia-do-dia-da-mulher-nao-tem-nada-ver-com-dar-chocolates-descubra-o-que-aconteceu-para-voce-ser-homenageada-nesse-dia/

https://www.internationalwomensday.com/Theme