Coronavírus: alguns pacientes recuperados podem ter sequelas

Alguns pacientes que se recuperaram do Covid-19 sofreram redução da função pulmonar e agora enfrentam problemas como falta de ar ao caminhar rapidamente, revelou a Autoridade Hospitalar de Hong Kong.

Owen Tsang Tak-yin, diretor médico do Centro de Doenças Infecciosas da autoridade no Hospital Princess Margaret, em Kwai Chung, disse que os médicos já atenderam cerca de uma dúzia de pacientes que receberam alta em consultas de acompanhamento. Duas a três não conseguiram fazer as coisas como fizeram no passado.

“Eles ofegam se andam um pouco mais rapidamente”, disse Tsang em uma entrevista coletiva na quinta-feira. “Alguns pacientes podem ter uma queda de 20 a 30% na função pulmonar [após a recuperação].”

Tsang, que também chefia uma força-tarefa de autoridade no manejo clínico da infecção, disse que esses pacientes serão submetidos a testes para determinar quanta função pulmonar ainda possuem. A fisioterapia também seria arranjada para fortalecer seus pulmões.

Mas Tsang disse que o efeito a longo prazo nos pacientes recuperados, como se eles desenvolveriam fibrose pulmonar, uma condição em que o tecido pulmonar endureceu e o órgão não poderia funcionar adequadamente, ainda não havia sido verificado.

Ele disse que pacientes que receberam alta podem fazer exercícios cardiovasculares, como nadar, para ajudar os pulmões a se recuperarem gradualmente.

Fonte da Matéria Original:https://www.scmp.com/news/hong-kong/health-environment/article/3074988/coronavirus-some-recovered-patients-may-have