Consad delibera sobre retorno às atividades presenciais na UFPA

Após reunião extraordinária realizada no dia 14 de dezembro de 2021, foi aprovada a resolução nº 1.533 – CONSAD/UFPA, que delibera e orienta o retorno às atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial a partir do dia 3 de janeiro de 2022. A decisão foi tomada com base em termos e diretrizes legislativas atreladas à flexibilização das atividades na pandemia em conjunto com as avaliações realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) que vem orientando as decisões administrativas e acadêmicas desde o começo da pandemia do novo coronavírus.

A medida prevê que as atividades presenciais sejam mantidas integralmente dentro do bandeiramento nas cores azul (período pós-pandêmico), verde (risco baixo) e amarelo (risco intermediário), conforme as condições levantadas pelo GT relativas à viabilidade da realização das atividades. Para tanto, será exigida a apresentação prévia do comprovante de vacinação com o ciclo vacinal completo, compreendendo as doses recomendadas e disponibilizadas pelo serviço público de saúde, além do uso obrigatório de máscaras e a adoção de todos os protocolos de biossegurança já conhecidos.

Até então, a comprovação de imunização foi comunicada ao Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) por servidores e discentes via Sagitta na última segunda-feira (10). Entretanto, fica a critério de cada unidade acadêmica requerer de seus servidores e discentes novamente o comprovante de forma presencial, de modo que as pessoas não vacinadas exceto às que apresentarem impedimento médico justificado ficarão impedidas de exercer seus pleitos no campus e até mesmo realizar matrícula nos componentes curriculares do próximo período letivo.

De momento, as atividades do período letivo 3 que se iniciaram de forma remota ou híbrida podem ser concluídas do formato original.

Vale ressaltar que o GT da UFPA sobre o Novo Coronavírus continuará avaliando a situação epidemiológica dos municípios onde a UFPA possui campus e informará o CONSEPE sobre a mudança de bandeiramento, cabendo a este último declarar a suspensão das aulas ou orientar as unidades sobre como proceder.

Para acessar a resolução na íntegra, clique aqui.

Versão p/ DosVox

Referências

https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/13247-conselhos-superiores-definem-o-retorno-pleno-das-aulas-presenciais-a-adocao-do-passaporte-vacinal-e-novas-orientacoes-para-o-bandeiramento-na-u