SAEST – Superintendência de Assistência Estudantil [ENTREVISTA COM PSICOLOGA JUCÉLIA]

SAEST – A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) é um órgão integrante da Reitoria e auxiliar da Administração Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA). Compete à SAEST propor, acompanhar e avaliar a política de assistência, integração, inclusão, acessibilidade e permanência dos discentes da UFPA, em conformidade com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

 

Castanhal News: Qual é a equipe que se encontra aqui no Campus de Castanhal?

Psicóloga: Temos uma pedagoga, a Ayana Lima, uma assistente social, a Anaiza Furtado , e uma psicóloga, no caso, eu, Jucélia Flexa. Essa composição de equipe na assistência de estudantil é chamada de trie,  e até o momento Castanhal é o único polo da UFPA que está com sua equipe formada com os três profissionais.

 

Castanhal News: Qual é o atendimento oferecido? 

Psicóloga: Existe o programa de bolsas e auxílios disponibilizados para discentes em condição de vulnerabilidade social. Os alunos  recebem orientações sobre esses auxílios e bolsas, como se inscrever, períodos de inscrição, critérios exigidos etc. Temos a Casa do Estudante também acessível a alunos que necessitam de moradia, não tem como arcar um aluguel.  A equipe faz também escuta e orientações aos alunos que nos procuram , com atendimentos sociais , pedagógicos e psicoeducacionais. 

Castanhal News: Tem algum outro(s) programa(s) oferecidos aos alunos?

Psicóloga: Basicamente são esses os serviços oferecidos, dentro da politica de assistência estudantil, que busca dar suporte e garantia de permanência do estudante na Universidade.  Contamos, e é importante ressaltar,porque as vezes o aluno desconhece, é o programa Estudante Saudável, onde o aluno pode acessar outros atendimentos como consultas medicas, fonoaudiologia, odontologia, oftalmologia , entre outros especialistas. Para esses atendimentos é necessário buscar as orientações para inscrição com a assistente social. Os atendimentos a esses serviços são realizados nos Hospitais universitários João de Barros Barreto e Betina Ferro, em Belém.

 

Castanhal News: Tem que realizar algum cadastro para ter acesso a esses serviços?

Psicóloga: As bolsas e auxílios, o discente deve vir procurar orientação com nossa assistente social, para avaliar qual seria sua situação, se está no perfil, dentro dos critérios de exigência para se candidatar. No site da UFPA , procurar Assistência Estudantil, também irá encontrar várias informações. No caso do atendimento psicológico, o discente pode vir até a sala da Daest e agendar um horário, no caso prefiro trabalhar com um agendamento, para dar mais atenção ao aluno, e dependendo da situação ele pode ser encaminhado a outro serviço. Geralmente esse aluno recebe atendimentos por um período, para que possa melhorar sua condição emocional. Muitos relatam preocupações familiares, lidar com as mudanças de cidade, situações de perdas etc.

Acho importante frisar que ter uma equipe da DAEST em Castanhal favoreceu um maior suporte, proporcionou  um canal a mais de escuta do estudante, observamos seu dia a dia, suas angústias. É um espaço de acolhimento.

 

Castanhal News: Já houveram casos de alunos necessitarem do encaminhamento?

Psicóloga: Sim, houveram.  Na psicologia, dependendo da situação,  em saúde mental encaminhamos para o CAPS Castanhal.

 

Castanhal News: Sobre as parcerias, nesse caso você falou do CAPS, mas há outros parceiros? E o que seria o CAPS?

Psicóloga:  O CAPS é o Centro de Atenção Psicossocial. È a referência em saúde mental do SUS, demanda  espontânea, ou seja, posso ser atendido mesmo sem um encaminhamento de outro profissional ou instituição. Eles contam com uma equipe especializada, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, e desenvolvem atendimento individual e grupal.  Em casos que avaliamos que o aluno apresenta um comprometimento maior, necessite do tratamento medicamentoso também , encaminhamos para o CAPS.

 

Castanhal News: Até mesmo para evitar que os casos do alunos se agravem né?

Psicóloga: Claro, até porque depressões graves, quadros intensos de ansiedade, ataques de pânico são adoecimento que compromete em muito a vida social, acadêmica, enfim,  muito importante estarmos atento a saúde mental. Hoje se sabe dos altos índices de suicídio de jovens, e a depressão e os quadros de transtorno mental são as principais causas. Estivemos em uma sala de aula recentemente falando sobre estresse.  Podemos ser afetados por muitas situações: luto, separações, desemprego entre outros. Buscamos formas de lidar com nossa frustrações, medos, inseguranças, pressões que as vezes que acabam gerando outros tipos de doenças e problemas, como o alcoolismo e abuso de outras substancias .

 

Castanhal News: O CAPS é associado a DAEST ou foi você que estabeleceu essa parceria?

Psicóloga: Não, o CAPS é da rede pública de saúde. Só encaminhamos.

 

Castanhal News: O estudante quer ser atendido, ele procura e faz o agendamento e depois como ele procede?

Psicóloga: Vai ser atendido pelo profissional, mas é importante também ele fazer uma inscrição pelo  Sigaest. Para esse processo de inscrição ele ira receber orientações do serviço social.

 

Castanhal News: Seu horário de atendimento é de 08:00 ás 14:00, mas todos os dias?

Psicóloga:  Da psicologia é nesse horário, de segunda a sexta. A pedagoga atende pela parte da tarde também, até as 17hs

 

Castanhal News: Você falou que sua equipe é composta por uma assistente social, uma pedagoga e você como psicóloga. Nesse caso qual seria o trabalho oferecido pela pedagoga?

Psicóloga:  A pedagoga ira orientar o discente dentro do sua vida acadêmica, dificuldades que possam estar interferindo em seu rendimento aqui na universidade. As vezes alguns alunos vem procura-la justamente para conseguir se organizar melhor nas disciplinas, o método de estudo utilizado. Nessa escuta, ela pode identificar outras situações que podem estar interferindo, como problemas no âmbito social e emocional. Assim a importância de estarmos trabalhando conjuntamente no apoio a esse estudante.

 

Castanhal News: No caso a pedagoga pode intervir se o aluno estiver passando por problemas e tenha perdido o dia da prova ou a entrega de algum trabalho, ela pode conversar com o professor para que ele possa passar uma prova de segunda chamada ou adiar o prazo para a entrega do trabalho? Normalmente não se tem atestados para esses tipos de problemas na qual o aluno possa entrar com recurso para fazer uma prova de segunda chamada. 

Psicóloga: Se o aluno está com alguma situação deve ter todos os laudos de acompanhamento, algumas situações os próprios professores nos procuram, principalmente porque observam que o aluno caiu de rendimento e notam que está passando por alguma dificuldade.

 

Castanhal News: Não somente procurar a ajuda para essa questão específica de perda de prova ou entrega de trabalhos né?

Psicóloga: Não a proposta do nosso trabalho não é essa. De certa forma trabalhamos preventivamente para que o aluno consiga estar em condições de permanecer e ter um rendimento favorável a sua capacitação profissional e pessoal.

 

Castanhal News: O aluno se cadastra em qual sistema para ter esse acompanhamento para mais sessões?

Psicóloga: O aluno entra no Site da SIGAEST e realiza o procedimento que tem um questionário, alguns documentos que necessitam ser anexados no próprio programa para ele ser cadastrado. Inicialmente a gente libera o CPF dele e damos um período para fazer o cadastro.

Isto é um requisito de suma importância para o nosso trabalho porque é uma exigência da própria SAEST que os alunos que sejam beneficiados dos atendimentos sejam cadastrados.

 

Castanhal News:O que é a Saest e a Daest?

Psicóloga: A Saest é a Superintendência da Assistência Estudantil, localizada na Ufpa Belém. Nos municípios foram criados as Daest, que é a Divisão da Assistência Estudantil.  Em Castanhal até fevereiro de 2018, quando era necessário algum suporte o Coordenador do Campus acionava a Saest para encaminhar uma equipe itinerante para escuta de alguma situação com alunos. Com a formação da equipe em fevereiro do ano passado, os alunos já puderam contar com esse apoio localmente. Quando cheguei aqui no Campus, havia essa ansiedade por uma equipe mais próxima a esse acolhimento e escuta aos estudantes. Em Castanhal, a sala da Daest fica no Campus Ufpa de Jaderlandia, prédio do Multiprofissional.