BRT Metropolitano chega a Castanhal com tarifa única e integração completa até Belém

O sistema iniciou a operação em 25 de novembro, conectando a Cidade Modelo à capital com tarifa única e novos ônibus.

A mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém deu um passo importante. Desde o dia 25 de novembro, o Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (BRT) expandiu sua operação para atender os municípios de Castanhal e Santa Bárbara do Pará. A expansão beneficia moradores que precisam se deslocar diariamente até a capital, oferecendo ônibus climatizados e tarifa única.

Operação e Novas Linhas

A chegada do BRT a Castanhal faz parte da fase de expansão que ativou oito novas linhas e adicionou 56 veículos à frota. Com isso, o sistema passa a operar com 100 ônibus em circulação.

Para os moradores de Castanhal, a principal novidade é a linha M315 – T. Marituba – Castanhal. A rota de embarque na cidade de Castanhal começa no CRAS Jaderlândia, segue pela Rua Dr. Adailson da Silva Rodrigues (Segunda rua do Jaderlândia) e, em seguida, acessa a BR-316 à região Metropolitana de Belém.

O sistema funciona através de terminais de integração. O passageiro embarca em Castanhal, desembarca no Terminal de Marituba e, de lá, acessar as linhas troncais que seguem até o centro de Belém (São Brás ou Avenida Presidente Vargas) tudo isso pagando apenas uma passagem.

Tarifa Única reduz gastos dos usuários

O grande diferencial destacado pelos passageiros é a Tarifa Única. O valor é de R$ 4,60 (inteira) e R$ 2,30 para estudantes. Antes da integração, o custo do trajeto até a capital era bem mais alto.

Além da economia, os novos ônibus oferecem maior conforto, com ar-condicionado e frota renovada.

Como Pagar e Onde se Cadastrar

O pagamento no sistema prioriza a bilhetagem digital. Os usuários podem utilizar:

Cartão “Pra Já”: Cartão físico recarregável.

Aplicativo “Pra Já Metropolitano”: Permite recarga via Pix e gera um QR Code para passar na catraca.

Espécie: O sistema aceita pagamento em dinheiro, embora o incentivo seja para o uso eletrônico.

Para os moradores de Castanhal que desejam emitir o cartão físico ou solicitar gratuidades (idosos e PCDs) e meia-passagem, o atendimento está sendo realizado no CRAS Jaderlândia ou na SEMAS até o dia 30 de dezembro.

Documentos necessários:

RG ou Certidão de Nascimento;

CPF;

Comprovante de residência;

Comprovante de matrícula (para estudantes);

Laudo médico emitido nos últimos 6 meses (para PCDs),.

Sistema ainda está em operação assistida

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) informa que o serviço está em fase de operação assistida. Durante esse período, são realizados ajustes de tráfego, testes de equipamentos e adequações na frota, com base no fluxo de usuários e no feedback recebido. Passageiros com direito à gratuidade ainda podem utilizar o RG ou a carteirinha “Passe Fácil”.

Fontes