JORNADA DE INCLUSÃO DIGITAL E ARDUINO TECH 2018
A VI JORNADA DE INCLUSÃO DIGITAL (VI JID) e II ARDUINO TECH são eventos organizados pela Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Universitário de Castanhal, que este ano está em sua sexta edição.
Este ano com o tema Internet das Coisas (IoT), a VI JID buscou discutir os principais desafios desta nova geração da internet, entre os quais: regulamentação, padronização de protocolos e garantia de segurança, tecnologia 5G, big data e demais conceitos que circundam o tema.
Com os temas Internet das coisas(IoT) e Inteligência Artificial, buscou-se:
- Destacar as novidades e avanços tecnológicos para o desenvolvimento da IoT e sistemas embarcados;
- Destacar a importância da IoT para a sociedade;
- Promover a análise, reflexão e discussão sobre o IoT, suas aplicações e soluções;
- Promover a análise, reflexão e discussão do que é necessário realizar em termos de modelos de negócios, interoperabilidade, padronização sobre IoT;
- Promover o debate sobre soluções em sistemas embarcados e hardware livre;
- Promover a socialização e troca de experiências, com envolvimento da comunidade acadêmica interna e público externo, para o debate envolvendo a produção em pesquisa sobre tecnologia, inovação e soluções com o uso IoT, sistemas embarcados e hardware livre;
- Promover o ensino e o compartilhamento de conhecimento da plataforma Arduino;
- Aproximar a ciência e tecnologia da população;
- Promover a divulgação da produção científica do Campus Universitário de Castanhal da UFPA;
- Possibilitar aos participantes ampliarem seu networking.
O evento este ano contou novamente com a realização do Arduíno Tech, que pela segunda vez compôs o quadro de atividades da JID, sendo um grande atrativo entre os visitantes.
O ArduinoTech é promovido pelos estudantes de Engenharia de Computação da Faculdade e visa ampliar o conhecimento e promover o debate na região sobre tecnologias embarcadas e hardware livre. Tecnologias estas, atualmente presente na vida dos cidadãos a exemplo a plataforma Arduíno e o microcomputador Rasperry PI.
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais! 😀