Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado pelo 18 de maio. A data foi instituída nos anos 2000, em decorrência do caso Araceli: em 1973, a menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória (ES), sendo este de grande repercussão o que gerou pressão e mobilizações para ações concretas fossem realizadas afim de coibir tais atos.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Organizações em Luta

A World Childhood Foundation foi fundada 1999 pela Rainha Silvia da Suécia para defender os direitos da criança de  ter uma infância segura, e trabalhar para melhorar as condições de vida das crianças em risco de serem vítimas de violência ou abuso sexual.

Tem como objetivo Estimular, promover e desenvolver ambientes de apoio e soluções para prevenir e enfrentar o abuso e a exploração sexual, bem como a violência contra crianças e adolescentes.

Com atuação global, a World Childhood Foundation, já apoiou mais de 500 projetos em 16 países. Todos os projetos apoiados pela Childhood no mundo todo são destinados às crianças em situação de risco, com um enfoque no abuso e na exploração sexual.
O site oficial da organização é: https://childhood.org

Outras organizações que atuam no Brasil

Liberta :  https://liberta.org.br/

ChildFund Brasil:  https://www.childfundbrasil.org.br/blog/

Childhood Brasil: https://www.childhood.org.br/

‘Um Crime Entre Nós’,um filme de esclarecimento sobre o assunto

O Brasil é o segundo país em prostituição infantil no mundo e o quinto em feminicídio. 90% dos casos de abuso sexual infantil são perpetrados em ambiente familiar. Dados como esses pontuam o documentário Um Crime Entre Nós, que estreia na TV e na internet no dia 18 de maio de 2020 (18/05/2020). ¹

Idealizado pelos institutos Liberta e Alana, com direção de Adriana Yañez, é um filme de esclarecimento e promoção de debate sobre os temas da pornografia infantil e do abuso, exploração e violência sexual contra menores no país. ¹

O que Fazer para ajudar no combate?

Em casos de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, de qualquer tipo, incluindo a violência sexual (abuso ou exploração sexual), sendo este suspeita ou confirmação, você deve fazer uma denúncia!

Telefones para denúncias:
  • Policia Militar : 190
  • Policia Federal:  194
  • Policia Civil: 197
  • Disque Direitos Humanos: 100
  • Policia Rodoviária Federal: 191

 

Fontes: https://www.gov.br/mdh/pt-br/sdh/noticias/2017/abrc/divulgadas-pecas-da-campanha-do-201c18-de-maio-2013-dia-nacional-de-enfrentamento-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes201d

https://institutoabihpec.org.br/pedofilia/18-de-maio-dia-nacional-de-combate/

https://www.childhood.org.br/saiba-como-agir-denuncie

[1] https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cinema/Infancias-roubadas/59/47497