GOVERNO INAUGURA HOSPITAL REGIONAL DE CASTANHAL

Na tarde da última quarta-feira (3) o Governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com o Secretário de Saúde, Alberto Beltrame e outros convidados realizaram a inauguração do Hospital Regional de Castanhal, que visa fortalecer o atendimento de casos de Covid-19 na região nordeste do estado. Inicialmente, o hospital dispõe de 120 leitos – 100 para atendimentos clínicos e 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) – voltados, de momento, exclusivamente aos pacientes da Covid-19.

De acordo com o governo do estado, o hospital irá atender os pacientes de Castanhal e de outras cidades do nordeste paraense (Aurora do Pará, Capitão Poço, Curuçá, Garrafão do Norte, Igarapé-Açu, Inhangapi, Irituia, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Francisco, São Domingos do Capim, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Ulionópolis), dentre as quais, 12 delas não possuíam unidade hospitalar. Ademais, a previsão é que a partir do dia 15 de junho, a oferta de leitos seja ampliada em 33%, passando a dispor de 160 leitos – 120 clínicos e 40 de UTI.

Vale ressaltar que o uso do hospital será tangido pelas Centrais de Regulação de leitos, dessa forma, os pacientes com suspeita de coronavírus continuam tendo que passar inicialmente pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Referência ou Hospitais de Campanha e somente após esse primeiro atendimento deve ser feito o encaminhamento ao novo hospital regional.

NOVAS PERSPECTIVAS: CURSO DE MEDICINA

Durante a inauguração do prédio, o Governador Helder Barbalho anunciou a inserção do curso de Medicina ao catálogo de cursos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e colocou o Hospital como uma retaguarda para ser um hospital universitário. O hospital será de grande importância para a área da saúde e a comunidade em geral, pois além de atender uma demanda em grande escala, fomentará ainda a pesquisa na região.
Segundo o governador, a previsão é que no início do segundo semestre de 2021, já exista a oferta do curso mediante processo seletivo – já em fase de preparação.

Por Karol Wojtyla e Rose Lima

Referências:
https://www.agenciapara.com.br/noticia/19953
https://globoplay.globo.com/v/8602160/