UFPA lança edital de Auxílio Emergencial para Inclusão Digital

Em face da presente conjuntura dada pela pandemia de coronavírus no estado, a Universidade Federal do Pará (UFPA), nas atribuições da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), lançou na sexta-feira precedente (31 de julho) o edital nº 6/2020, que institui o processo seletivo para a candidatura ao Auxílio Inclusão Digital Emergencial, voltado para discentes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica e que frequentam, presencialmente, aulas da educação básica, graduação e pós-graduação stricto sensu.

Diante da possibilidade de ofertas acadêmicas de ensino remoto emergencial (ERE), a medida visa fornecer um aporte a discentes que não possuem acesso – parcial ou total –  à recursos digitais mínimos (dispositivos e conexão) e ampliar o número de alunos aptos ao  ERE, uma das escassas medidas viáveis para o contexto atual. 

Para participar, o discente precisa estar estritamente de acordo às condições previstas no Capítulo III do edital e se candidatar ao auxílio via Sigaest, de forma online, até às 14h da próxima sexta-feira (14). 

O estudante adepto às condições do edital pode optar por duas modalidades de apoio, sendo elas:

Modalidade I – durante o período de pandemia, o discente recebe fornecimento de pacotes de dados móveis de Serviço Móvel Pessoal, nos termos do programa do Ministério da Educação (MEC) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP);

Modalidade II – concessão de um aporte financeiro de parcela única voltado à aquisição de dispositivos digitais adequados para uso acadêmico (notebook, tablet, smartphones, etc.).

Como realizar sua inscrição

Os discentes já cadastrados no Sigaest deverão acessar o sistema com sua matrícula e CPF e clicar no link:  “INCLUSÃO DIGITAL”, manifestando seu interesse pela (s) modalidade (s) de auxílio (s) pretendida (as). Posteriormente os discentes devem atualizar seus dados cadastrais, com especial atenção ao endereço de e-mail e ao número de telefone no qual deverá ser instalado o pacote de dados móveis para a inclusão digital, quando for o caso.

Os discentes não cadastrados no SIGAEST deverão acessar o Sistema no endereço eletrônico http://www.sigaest.ufpa.br/ e clicar em “AINDA NÃO POSSUI CADASTRO? CLIQUE AQUI” e preencher todos os dados solicitados. Ao acessar o sistema deve clicar em INCLUSÃO DIGITAL, manifestando seu interesse pela (s) modalidade (s) de auxílio (s) pretendida (s). Posteriormente os discentes devem preencher de forma COMPLETA o Questionário Socioeconômico.

Ademais, aos discentes não cadastrados que possuem dificuldade de acesso à internet, o campus Castanhal disponibiliza os computadores do Laboratório de Línguas, localizado no prédio de acesso do campus, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, exclusivamente para a efetivação do cadastro no Sigaest e candidatura para o auxílio. O discente devem estar usando máscara e respeitar o distanciamento entre pessoas. 

É importante que o estudante interessado leia o edital na íntegra, ponderando sobre todos os capítulos contidos no mesmo, sobretudo ao que diz respeito à habilitação, prestação de contas, cancelamento e outras indicações.

Para mais informações:

saestcie@ufpa.br – Saest (Coordenadoria de Integração Estudantil)

saestcae@ufpa.br – Saest (Coordenadoria de Assistência Estudantil)

(91) 98333-2895 (WhatsApp)

Referências
https://www.propesp.ufpa.br/index.php/noticias/1565-ufpa-publica-edital-para-auxilios-emergenciais-de-apoio-a-inclusao-digital