UFPA retorna aulas no dia 14 de setembro por via remota

Em reunião realizada no último dia 14 de agosto, o Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a oferta de Ensino remoto emergencial na UFPA. Nesta sexta-feira (21), a instituição deliberou acerca das diretivas para o retorno às aulas por meio da resolução N° 5294, que dispõe de todos os protocolos a serem seguidos nesse período.

Cada unidade e subunidade acadêmica deverá decidir o período das atividades, de 14 de setembro deste ano a 28 de fevereiro de 2021, adequando a aplicação às exigências de dias letivos ou horas efetivas de trabalho escolar necessárias.

O ensino virtual não substitui o semestre suspenso em março. A grade curricular ofertada em modo remota, poderá ser resgatada presencialmente, caso solicitada, assim que houver o retorno das aulas nos campi. Os estudantes poderão optar entre cursar as matérias de modo remoto ou aguardar a sua oferta presencial, e quem fizer esta opção, não terá o percurso acadêmico interrompido.

A resolução aprovada certifica que nenhum estudante será “desblocado”, ou seja, nenhum aluno deixará de integrar a sua turma original na continuidade dos cursos.

A adaptação virtual contempla os diferentes níveis de ensino desenvolvidos pelas Unidades Acadêmicas da UFPA, no ensino básico, técnico e tecnológico, na graduação e na pós-graduação. As aulas e tarefas serão realizadas por meio de plataformas da própria UFPA, aplicativos de mensagens, transmissões ao vivo, além do uso de ferramentas como os fóruns e outros recursos digitais.

O reitor Emmanuel Tourinho informou que a versão final da resolução será enviada para que cada membro do conselho propague nas respectivas unidades e subunidades.

Para mais informações, clique aqui acesse a matéria completa no portal da UFPA.

Versão p/ DosVox

Referências

https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/11863-ufpa-aprova-ensino-remoto-emergencial-com-programa-de-inclusao-digital

https://www.romanews.com.br/cidade/ufpa-retoma-aulas-no-dia-14-de-setembro-por-via-remota/90351/