Projeto Pré ENEM LOGOS: Aprovados e Participantes
O cursinho Pré ENEM LOGOS foi fundado no ano de 2015, com objetivo principal de oferecer educação gratuita e de qualidade para as pessoas de baixa renda e/ou oriundas de escola pública que vão participar do ENEM. Na noite do dia 06 de março de 2023, deu início às aulas no prédio do GETI, localizado no Campus Castanhal UFPA.
Entrevistamos alguns voluntários do projeto, um desses voluntários foi a Raquel, discente do curso de pedagogia, perguntamos a ela sua motivação para auxiliar o projeto: “O que me motiva é a esperança de outros jovens, entrarem na universidade, porque eu fiz o cursinho e consegui entrar na universidade e eu queria retribuir o que o cursinho me deu, que foi a minha vaga na faculdade”. Perguntamos também a Raquel, qual seria sua mensagem para estudantes interessados em fazer parte do Pré Vestibular LOGOS: “não desistir, porque o ano é muito longo e a gente tem várias dificuldades, tem trabalho, chega cansado, tem muitas mães que tem filho que tem família, às vezes o marido não deixa, então o mais importante é não desistir”.
Em seguida o voluntário Ruan Valdinei, discente de matemática, segue sua motivação para o projeto: “pra mim eu acho que a maior satisfação de tá aqui contribuindo é ver a alegria desses jovens, o sonho deles de entrar na universidade assim também como eu já fui, já tive esse sonho,e também já fui aluno desse cursinho e sei o quão bom ele é”. Segundo o Ruan: “A melhor mensagem que a gente pode deixar é foco e perseverança, porque a gente tem que ter isso na nossa jornada, seja em estudo, seja ensinando, seja aprendendo, seja aonde for”.
A coordenação da UFPA de Castanhal, se fez presente na abertura do projeto e a vice-coordenadora Gerlândia de Castro Silva Thijm, ressaltou para a nossa equipe que o projeto é de suma importância por atender a uma comunidade próxima, carente e a “um público que está interessado em entrar na universidade e não tem recurso para fazer isso, é um dos principais objetivos”. Além disso, questionamos a importância do projeto para a comunidade acadêmica, mais especificamente para os discentes e docentes do campus: “os docentes do campus castanhal têm a oportunidade de exercitar, de exercer aquilo que lhe compete enquanto docência, de promover o ensino, a pesquisa e extensão, abrindo um projeto de extensão como esse o docente também tem a chance de trazer discentes para participar, como voluntários, ou como bolsistas dessa proposta”.
Se fizeram presente na abertura do projeto os aprovados de 2023, mostrando que o projeto está sendo fundamental na jornada de muitos vestibulandos, um grande destaque foi a aprovação da Dona Nilce Sena, uma mulher de 55 anos que apesar dos diversos desafios relatados, não desistiu de alcançar seu sonho de cursar Medicina Veterinária, e hoje se torna um símbolo de esperança e perseverança para os novos participantes.