camarão

GASTRONOMIA PARAENSE É ELEITA A MELHOR DO PAÍS!

Tacacá, maniçoba, pato no tucupí, tapioca, chibé e açaí são alguns dos pratos típicos do estado do Pará. Esta gastronomia exótica com ingredientes da cultura indígena e influências portuguesa e africana, fez com que a capital do estado, Belém, se destacasse neste quesito como o destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

De acordo com o estudo, enquanto a gastronomia brasileira recebeu nota máxima (muito bom e bom), de 95,4% dos visitantes internacionais, a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação.

Os cheiros e sabores, únicos da fauna e flora amazônica – camarão, caranguejo, peixes, além de ervas como o jambú, pimentas e a famosa farinha de mandioca – encantaram turistas da França, principal emissor de turistas para Belém em 2016, com 34% do total de visitantes, e também do Suriname, Estados Unidos, Holanda, Argentina, Alemanha, entre outros.

Um dos fatores responsáveis pela nota máxima na gastronomia paraense é o fato que esta é feita com produtos naturais, faz parte dos hábitos alimentares da população, ou seja, não é uma “comida para turista ver”. Isto faz com que o turista, ao chegar na capital do estado, sinta-se envolvido na cultura do estado.

Esta não é a primeira premiação da gastronomia paraense, em 2015 Belém recebeu o título internacional de cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. Tornando a capital paraense referência mundial em gastronomia e integrante de uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

A premiação da Unesco elege cidades, em todo o mundo, e em sete segmentos da indústria criativa: literatura, cinema, música, artesanato e arte popular, design, artes e gastronomia. Outras duas cidades brasileiras entraram na lista: Santos, na categoria Filmes, e Salvador, por sua música.

Portanto, parafraseando a música do mestre Pinduca: “quem vai ao Pará, parou”! Provou nossa culinária, ficou!

 

Versão p/ Dosvox