Imagem entrevista

COMO FUNCIONA E QUAIS OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA COORDENAÇÃO ACADÊMICA

A entrevista deste mês é com a professora e assessora acadêmica Tânia Suely Nascimento Silva, ela nos conta como funciona e quais os serviços prestados pela coordenação  acadêmica do Campus Castanhal.

A professora Tânia é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – (UFPA). Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC-PA) e da Secretaria Municipal de Educação de Castanhal (SEMED), cedida à UFPA Campus Castanhal, atua na Coordenação Acadêmica. Membro do Grupo de Pesquisa ECOS DA UFPA, (grupo de pesquisa sobre sujeito e educação), Mestra em Educação pela UFPA na linha de Currículo e Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Planejamento, Projeto Político Pedagógico e Currículo, atua principalmente nos temas Educação do campo e Educação Básica.

Castanhal News: Para operacionalizar suas atividades o Campus Universitário de Castanhal conta em sua estrutura com uma secretaria executiva e coordenadorias. Uma delas é a Coordenadoria Acadêmica que promove a integração entre as coordenadorias de pesquisa e de extensão e as subunidades. Atualmente, quem compõem a coordenação acadêmica?

Profª Tânia Suely: Atualmente a Coordenação Acadêmica é composta pelos seguintes servidores:

  • Profº. Milton Begeres de Almeida – Vice Coordenador e Coordenador acadêmico;
  • Profª. Gerlândia de Castro Silva – Coordenadora de Extensão;
  • Profº. Jose Guilherme dos Santos Fernandes – Coordenador de Pesquisa;
  • Profª. Ildete da Silva Falcão – Técnica em Assuntos Educacionais;
  • Profª. Sueli de Castro Silva – Técnica em Assuntos Educacionais;
  • Profª Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura – Técnica em Assuntos Educacionais;
  • Profª. Tânia Suely Nascimento Silva – Assessoria Acadêmica;
  • Michele Damasceno Rocha – Bolsista (Pedagogia) e Ariane Brenda Rocha – Bolsista – (Letras – Espanhol).

Castanhal News: Existe algum e-mail de contato que a comunidade discente possa utilizar?

Profª. Tânia Suely: O e-mail da Coordenação Acadêmica é ufpa.cooape@gmail.com

Castanhal News: Quais as principais competências da coordenação acadêmica?

Profª. Tânia Suely: De acordo com o atual Regimento do Campus, compete a Coordenação Acadêmica: acompanhar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus, em conjunto com as Subunidades; desenvolver, em conjunto com a Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação, estudos de racionalização acadêmico-administrativa; proceder à análise e ao acompanhamento dos Planos Individuais de Trabalho dos docentes, propondo à Coordenação do Campus as medidas que se fizerem necessárias; apoiar o desenvolvimento de atividades de assessoramento à elaboração de projetos político-pedagógicos; consolidar os relatórios das atividades acadêmicas das Subunidades, a fim de subsidiar a elaboração do Relatório Anual do Campus, utilizando roteiro básico definido pela PROPLAN; colaborar nas atividades de auto-avaliação do Campus e de suas subunidades, de acordo com as diretrizes da UFPA; assessorar coordenadores e pesquisadores na captação de recursos externos para financiamento de programas e projetos, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão; organizar e manter atualizado um cadastro de Instituições Nacionais e Estrangeiras conveniadas com a UFPA, na área de atuação do Campus; registrar, acompanhar e avaliar as atividades de extensão do Campus.

Castanhal News: Qual o público alvo das ações da coordenação acadêmica?

Profª. Tânia Suely: Considerando as atribuições anteriormente citadas, o público alvo é toda a comunidade acadêmica.

Castanhal News: Como se dá o acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus?

Profª. Tânia Suely: As Coordenadorias de Pesquisa e Extensão realizam esse acompanhamento juntamente com a Coordenação Acadêmica, através da orientação quanto a documentação e trâmites necessários para a apresentação de projetos para apreciação do Conselho do Campus; expedição de portarias, divulgação de Editais para apoio financeiro e de bolsistas para os projetos; realização de encontros para avaliar e divulgar as ações e resultados dos projetos; etc. O acompanhamento das cargas horárias destinadas a essas atividades é realizado através do Planejamento Acadêmico e dos relatórios de atividades disponibilizados pelos coordenadores dos projetos.

Castanhal News: Existem ações de assistência aos discentes executadas pela Coordenação acadêmica? (EX: editais, bolsas tipos permanência, casa estudantil, etc.). Se sim, quais? E como participar?

Profª. Tânia Suely: Sim. A política de Assistência Estudantil da UFPA e do MEC é acompanhada pela Coordenação Acadêmica. Os discentes que pretendem acessar essa política recebem orientação nesse setor. Atualmente existem alguns auxílios que são de acesso contínuo tais como: Bolsa MEC, Auxílio Creche, Auxílio Emergencial. Outras ações de assistência são oferecidas de acordo com os Editais, tais como: Auxílio Permanência e Casa do Estudante. Todos esses auxílios são regulamentados por Editais de conhecimento público que estabelecem as condições que devem ser cumpridas pelos interessados.

Castanhal News: Existe alguma informação que a Coordenação Acadêmica queira divulgar para a comunidade acadêmica além das citadas acima?

Profa. Tânia Suely: Consideramos importante registrar a Realização do Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão – SIEX, que neste ano está em sua oitava edição, que é coordenado e organizado pela Coordenação Acadêmica com o apoio de todas as Faculdades. Outras atividades são realizadas de acordo com a demanda das faculdades e da dinâmica da instituição.

 

Versão p/ Dosvox