Imagem Bandeirinhas São João

MÊS DE JUNHO – CURTA A ALEGRIA DAS FESTAS JUNINAS!

Fogueira, bebidas quentes, deliciosas e tentadoras comidas típicas como canjica, pamonha, bolo, mingau, paçoca e pé de moleque; música e muita dança animada. Difícil encontrar quem não goste de um bom arrasta-pé! Mas você sabe a origem desta tradicional festa brasileira comemorada de norte a sul do país no mês de junho?

As festas juninas são de origem pagã, surgiram na Antiga Europa, durante o solstício de verão, para comemorar o início da colheita (por isso a abundância de comida e bebida) e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. Uma das deusas homenageadas era Juno, esposa de Júpiter, e as festas eram chamadas de “junônias”. Esses rituais implicam o acendimento de fogueira e de balões, danças e cânticos.

Na transição da Idade Antiga para a Idade Média, o catolicismo passou a ganhar cada vez mais fiéis na Europa e a data coincidia com o nascimento de João Batista, primo de Jesus Cristo. A Igreja Católica cristianizou a data, instituindo homenagens aos três santos do mês (São João, Santo Antônio e São Pedro). As comemorações passaram a se chamar de “joaninas” (por causa de João) e os primeiros países a comemorá-las foram Portugal, Itália, França e Espanha — e até hoje elas são muito importantes no Norte da Europa.

No Brasil, as comemorações das festas juninas mantêm as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, mas também misturam elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia. As maiores festa juninas do país acontecem em Capina Grande (PB), Caruaru (PE), Aracaju (SE) e em São Luís do Maranhão.

Em nosso estado, os arraiás acontecem em diversos municípios em escolas públicas e privadas, clubes, paróquias católicas, quadras, shoppings e até em ruas de bairro. Em Belém, no Centur, temos as comemorações de pássaros de 16 à 26/06 e o XIV Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas de 16/06 a 01/07. O arrastão do Pavulagem acontecem sempre aos domingos de manhã às 9hs na escadinha da Estação das Docas.

Portanto, aproveite a quadra junina e divirta-se!

 

Versão p/ Dosvox