siepex logo

CAMPUS CASTANHAL PROMOVE O I SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIEPEX)

A Coordenadoria Acadêmica, em conjunto com as Coordenadorias de Extensão e Pesquisa do Campus de Castanhal promoveram no período de 18 à 20 de outubro o I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX).

O evento objetivou a atualização e difusão do conhecimento técnico-científico e cultural, das ações extensionistas, práticas de monitoria e investigativas produzidas no âmbito dos projetos de extensão, ensino, pesquisa e Pós-Graduação, desenvolvidos por docentes, discentes e técnicos desta unidade de ensino.

O I SIEPEX congregou ações do VIII Simpósio de Iniciação Científica e de Extensão da UFPA/Campus de Castanhal (SIEX), do XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMINIC), do I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia e do II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto de Medicina Veterinária.

A programação do evento contou com exposições de pôsteres, comunicações orais, palestras, mesas de debates e a oficina “Experiências Sensoriais: Vivenciando as Diferenças”, promovida pelo Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI).

A participação do público comprova o sucesso do evento: mais de 560 inscrições, 83 trabalhos aprovados e, a participação de mais de 20 docentes avaliadores e mediadores das apresentações.

O evento contou com diversidades de temas das áreas de Letras, Educação Física, Matemática, Computação, Pedagogia e Medicina Veterinária.

“Quanto ao SIEPEX a avaliação foi positiva, o evento alcançou o objetivo de unir as ações de ensino, pesquisa e extensão a partir de palestras, apresentações de trabalhos e congregando diversos eventos em um só, parecido com  o formato de semana acadêmica… E com os espaços destinados todos no campus 1, os alunos tiveram oportunidade de ver diversos trabalhos de fora de seu curso e sua área… obviamente a gente aprende com o que deve ser melhorado no formato do evento e alguns detalhes, mas todo ano que se sucede ele vai propiciar a realização de um evento melhor, comparado com o ano anterior, com base nas experiências anteriores… o caminho é esse – iniciar a proposta e ano que vem se preparar para fazer um evento melhor ainda. … E é importante que se consiga despertar no aluno essa visão de enxergar ensino, pesquisa e extensão como uma coisa única… até nos próprios professores, porque a nossa formação se adapta, é continuada a medida que a gente vai trabalhando dentro da universidade e vai participando destas ações, para os técnicos a mesma coisa também, todos nós ganhamos em aprender um pouco mais e enxergar nossa realidade um pouco diferente … um evento que mistura esse tripé da universidade desperta isso na gente e nós faz repensar o que se vem fazendo em ensino, pesquisa e extensão … ” , foi como definiu o prof. Bruno Lyra, Coordenador Acadêmico do Campus Universitário de Castanhal sobre a realização do I SIEPEX.

Sem dúvida, o evento conseguiu dar visibilidade à produção acadêmico-científica do Campus Castanhal e motivar a participação dos estudantes dos diferentes cursos ofertados no Campus em atividades de pesquisa, ensino, extensão e Pós-Graduação.

 

Versão p/ Dosvox  Versão Libras