Professora Raphaella

VAMOS FALAR SOBRE O GEIRA, COM A PROFª RAPHAELLA DUARTE

A entrevista desde mês (outubro/2017) é com a Msc. Profª e Coordenadora do Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA), Raphaella Duarte. Ela nos conta como funciona e qual os objetivos das formações.

Psicóloga[2007], Bacharel[2006], licenciada plena em psicologia[2009], e Mestre em teoria e Pesquisa do Comportamento [2009] pela Universidade Federal do Pará [UFPA]. Atualmente, é professora Assistente II da UFPA, professora. Pesquisadora Formadora I do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica[PARFOR], Coordenadora do Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica [GEIRA] e membro do laboratório de Acessibilidade do Campus de Castanhal da UFPA [ LACESS].

Castanhal News: Como e quando surgiu?

Profa. Raphaella Duarte: As formações do GEIRA ocorrem no Campus de Castanhal desde 2011, mas verificamos que os docentes do campus estavam encontrando dificuldades para participar com a metodologia que era proposta. Além disso, elas eram muito voltadas para as demandas da realidade do cotidiano universitário. Desta forma, desde 2015, o GEIRA vinha ofertando formações nas reuniões dos Conselhos das Faculdades, mas após a coleta da primeira fase da pesquisa, verificamos que os docentes solicitaram formações com uma carga horária maior para poderem aprofundar nos temas propostos. Então, desde maio de 2017, estamos realizando o programa de formação com rodas de conversas realizadas mensalmente com especialistas de acordo com os temas que foram solicitados pelos professores e com a flexibilidade de escolherem um turno para participar.

Castanhal News: Qual é o objetivo das formações?

Profa. Raphaella Duarte: O programa de formação para os professores da UFPA-Castanhal pretende proporcionar formação na área de Educação Especial para melhorar a qualidade de ensino dos alunos com deficiência que temos no nosso Campus.

Castanhal News: Estas formações fazem parte do projeto de doutorado e formação docente para inclusão de alunos da educação especial no ensino superior?

Profa. Raphaella Duarte: Estas formações fazem parte do projeto de pesquisa e extensão “Formação docente para inclusão de alunos da Educação Especial na Educação Superior”, que possui financiamento pelo PIBEX 2017[PROEX]. Na primeira fase, realizamos o levantamento da formação que os docentes do campus possuem e as que eles desejam realizar na área da Educação Especial. Neste momento, estamos realizando o programa de formação e no final do ano avaliaremos as contribuições do programa para as práticas dos docentes que participaram. Como produção, seis TCC ́s de graduandos de Pedagogia e Letras-Espanhol que foram produzidos a partir da primeira fase da coleta de dados e foram apresentados no dia 31 de outubro de 2017. Temos a indicação de que eles sejam publicados como artigos e, futuramente, teremos a minha tese de doutorado.

Castanhal News: Qual o período em que acontecerão as formações e quem pode participar?

Profa. Raphaella Duarte: As formações deste programa iniciaram em maio e vão até novembro de 2017, podem participar os professores da UFPA-Castanhal.