entrevista

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM) – PAULA LOPES

A entrevista deste mês de março é para conhecermos um pouco mais sobre o trabalho desempenhado pela Assessoria de Comunicação, ou simplesmente ASCOM. A entrevistada foi Paula Oliveira Lopes. Formada em Letras pela UFPA-campus castanhal, é também servidora e redatora responsável pela ASCOM.

Castanhal News: Primeiramente Paula, o que é o trabalho da ASCOM?

Paula O. Lopes: A assessoria de comunicação é responsavel por divulgar e dar visibilidade às ações da UFPA em Castanhal, bem como divulgar informações relacionadas à Universidade como um todo e que sejam de interesse da sociedade.
De que forma isso é feito? Por meio de matérias, coberturas fotográficas, notas, comunicados, os quais podem ser disponibizados no site do Campus, no facebook oficial da UFPA/ Castanhal, na mala-direta (e-mails enviados a servidores e alunos), nos quadros de aviso e no programa de rádio semanal (que vai ao ar nas rádios Atlântico FM 105.1 e Pará FM 96.3.

Castanhal News: Quais são as parcerias que vocês têm?

Paula O. Lopes: Atualmente a ASCOM conta com apenas um parceiro: a Rádio Atlântico FM 105.1, a qual leva ao ar, gratuitamente, um programa semanal com meia hora de duração. No programa são disponibilizadas informações sobre a UFPA aos ouvintes da rádio. O espaço da rádio também é cedido para que possamos fazer transmissão ao vivo, na maior parte das vezes.

Castanhal News: Qual é o maior desafio da ASCOM?

Paula O. Lopes: O maior desafio atualmente é dar conta, com apenas uma
servidora e um bolsista, de todas as demandas que existem. E esse bolsista só existe na equipe, por conta da aprovação de um projeto pelo Edital Pibex da Pró-Reitoria de Extensão. Esse projeto é o programa de rádio.

Castanhal News: Como está sendo sua experiência de trabalhar na ASCOM?

Paula O. Lopes: Sou formada em Letras pela UFPA Castanhal, mas sempre tive paixão pela área da Comunicação. Poder ser Redatora e atuar na ASCOM é algo maravilhoso, pois é uma oportunidade que me permite ampliar meus conhecimentos, além de me colocar em contato com as pessoas que fazem a história da Universidade em Castanhal. Conhecer o trabalho dos meus pares (alunos, professores e técnicos) é inspirador para mim e me motiva a querer contribuir, cada vez mais, com esse Campus no qual me formei.

Castanhal News: Quais são as perspectivas para o futuro da ASCOM? 

Paula O. Lopes: Acredito que a Ascom pode ampliar, ainda mais, as suas ações no Campus. Por exemplo, existe a expectativa de promoção de cursos e oficinas na área de jornalismo para a comunidade acadêmica. A Ascom de Castanhal também poderia, no futuro, produzir um jornal ou revista aos moldes do que é produzido em Belém, com o intuito de aprofundar a divulgação das pesquisas científicas. No entanto, essas ações só poderão ser concretizadas com a ampliação da equipe, especialmente no que se refere ao quadro técnico. A Ascom precisa de um fotógrafo profissional, de um jornalista, de um profissional de TI (Tecnologia da Informação) e de um designer.

 

Versão p/ Dosvox   Versão Libras