Caravana CELCOM na comunidade Campo Verde, ARQUINEC, Concórdia do Pará.

UFPA EM ESTRÉIA TELEFONIA COMUNITÁRIA

O nascer do sol do dia 22 de fevereiro de 2018 marcou o inicio de um novo tempo para o projeto CELCOM e para a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo Nova Esperança de Concórdia do Pará (ARQUINEC). Foi o dia da inauguração do projeto CELCOM na comunidade de Campo Verde, que faz parte do quilombo ARQUINEC, a 40 km do centro de Concórdia do Pará.

Após 5 meses de trabalhos de implantação e legalização, o evento da Caravana CELCOM marca a entrada em funcionamento do primeiro módulo de telefonia comunitária do sistema GSM CELCOM, onde os comunitários podem efetuar chamadas locais e enviar SMS entre si. A Caravana CELCOM reuniu a equipe do projeto CELCOM e outros grupos da Universidade Federal do Pará (UFPA): os voluntários do Programa Especial de Treinamento Inclusivo (PETi) CELCOM, PETi Miritrônica, Ramo Estudantil IEEE UFPA Belém, e integrantes do Museu Interativo da Física (MINF) para levar ações de popularização da Ciência e Tecnologia para a comunidade quilombola.

O financiamento para o projeto piloto de Campo Verde foi proporcionado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET) e pelo programa “EPICS in IEEE”, da Fundação dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) em Nova York. Também essencial para o sucesso do CELCOM têm sido as parcerias com: UFPA, Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (PRODEPA), que auxilia na parte técnica e com enlaces para comunicação, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que regulamenta o uso do espectro e orienta acerca, e a ONG Rhizomatica, a qual compartilha o know-how adquirido na gerência de redes comunitárias de telefonia no  éxico eoutros países, e a Prefeitura do Município de Concórdia do Pará, que possibilitou o transporte até a comunidade.

Imagem destacada: Caravana CELCOM na comunidade Campo Verde, ARQUINEC, Concórdia do Pará. [Foto:Moacir Neto] 
Mais informações https://www.lasse.ufpa.br/

 

Versão p/ Dosvox   Versão Libras