ENADE IMAGEM

UFPA FINALIZA ORIENTAÇÕES SOBRE O ENADE AOS SEUS ALUNOS

O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) ESTÁ AGENDADO PARA O DIA 26 DE NOVEMBRO.

O exame tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridos durante seus percursos acadêmicos na Instituição.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa, o exame é importante, pois constitui um componente curricular obrigatório e, ao mesmo tempo, um mecanismo de avaliação dos cursos de graduação na Universidade. Edmar Costa ressalta, também, que o Enade influencia na visibilidade do curso pela sociedade, já que a mídia dá destaque aos resultados do Exame. “A sociedade já assimilou os resultados do Enade como principal parâmetro de avaliação das instituições e dos cursos de graduação superior no País”, pontua. 

Participação dos alunos – A participação dos alunos é muito importante para a Instituição e para o próprio aluno. Trata-se de uma oportunidade de que o discente dispõe de influenciar positivamente na avaliação da qualidade de seu curso de graduação, tanto com as respostas à prova como com a avaliação que faz das condições de oferta e do corpo docente. O exame deve ser realizado pelos alunos que concluirão seu curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% da carga horária mínima do curso.

Avaliação dos cursos – O Enade também influencia diretamente nos conceitos obtidos pelos cursos da Instituição na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Os bons conceitos obtidos na avaliação influenciam nos recursos repassados pelo MEC, os quais podem ser empregados na expansão e na melhoria dos programas acadêmicos; na melhoria e na construção de moradias estudantis, dos restaurantes universitários e das instalações físicas em geral da Universidade. Em 2017, serão avaliados os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática, Química. Os cursos técnicos, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação também serão avaliados.

Prova – A prova é composta por questões objetivas e discursivas relacionadas aos Componentes de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo Componente Específico de cada área. Também será aplicado o Questionário do Estudante, em que o aluno responderá a questões a respeito do curso, como infraestrutura e metodologia, podendo indicar aspectos positivos e também aqueles que necessitam de ação mais efetiva da administração superior. O Enade será realizado no dia 26 de novembro, e os inscritos devem concluir um cadastro no site do Exame até o dia da prova. A participação no Exame é obrigatória e quem não realizar corre o risco de não receber seu diploma ao final do curso. Se o estudante não apresentar justificativa viável para sua ausência, terá que esperar até o ano seguinte para regularizar sua situação no MEC e, assim, ter direito ao documento que certifica sua graduação.

Entretanto, segundo o pró-reitor Edmar Costa, os alunos não devem fazer a prova somente por ser obrigatória. “Ter o curso bem avaliado agrega valor ao diploma do aluno. A prova é uma forma de garantir, manter e sustentar uma universidade pública integralmente financiada com recursos públicos e até melhorar o perfil de nosso orçamento e, consequentemente, dos serviços prestados à comunidade.”