ALUNOS DO MESTRADO EM ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA REALIZAM 1ª MOSTRA DE TRABALHOS

Foi realizada na UFPA/Campus Castanhal, em 28 de novembro, a I Mostra de Trabalhos da Disciplina Saúde, Sociedade e Meio Ambiente, ministrada pelo Prof. Euzébio de Oliveira, do mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia.

Para o professor, as pesquisas dos mestrandos são importantes por cumprirem uma função social. “Por nossa região ser extremamente ampla e com uma diversidade social, ecológica, socioeconômica e de saúde muito peculiar, é que se necessita, cada vez mais, de estudos que possam contribuir com políticas públicas de atendimento a essas áreas (saúde, sociedade e meio ambiente)”.

O professor Euzébio também destacou a importância da mostra. É de extrema relevância a exposição dos trabalhos, uma vez que esses alunos fazem um Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia, que é uma área multidisciplinar e que tem muita carência de estudos e divulgação dessa natureza. A importância também reside no fato de divulgarmos as atividades do Mestrado no âmbito universitário do Campus Castanhal”.

O evento levou a debate temas como: “Educação, saúde e envelhecimento na Amazônia Brasileira”, “O suicídio entre povos indígenas” e “A cultura como um dos fatores determinantes da anemia ferropriva em população ribeirinha”.