Imgem Ilustrativa Simbolos juninos

FESTAS JUNINAS, ORIGEM E TRADIÇÕES

As festas juninas têm em suas raízes a mistura de elementos das tradições pagãs romano-germânicas e cristãs. No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês.

As Origens

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês”, diz a antropóloga Lucia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos.

Vamos então conhecer alguns dos elementos mais importantes dessa importante cultura do nosso país:

Fogueiras de São João

Fogueira Junina

Fazia parte da tradição pagã da Europa como forma de comemorar o solstício de verão, além disso os indígenas também costumavam acender fogueiras em seus rituais para espantar os maus espíritos. Já na tradição cristã, ela ganhou uma explicação bíblica: Isabel teria dito à Maria (mãe de Jesus) que acenderia uma fogueira para avisá-la do nascimento de seu filho (João). Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança que tinha acabado de nascer.

Os três Santos

Santo Antônio, São João e São Pedro

Santo Antônio é o primeiro dos santos a ser homenageado no mês. Sua festa é comemorada no dia 13 de junho e ele é conhecido como o santo casamenteiro, já que ajudava as moças do século XII a conseguir o dote para realizar o tão sonhado casamento. Diversas simpatias são realizadas por mulheres que querem um namorado, noivo ou marido.

O dia de São João é o mais esperado de todos eles. A festa é realizada no dia 24 de junho e, nesse dia, existem muitas festas pelo Brasil, principalmente no Nordeste. João era filho de Isabel, prima de Maria (mãe de Jesus). Segundo a Igreja Católica, foi ele quem preparou a vinda de Cristo e batizou-o no rio Jordão.

O último santo do mês é São Pedro. Ele era um dos pescadores discípulos de Jesus e também conhecido como o fundador da Igreja Católica. O catolicismo prega que é Pedro quem tem as chaves do céu. Sua festa é comemorada no final do mês de junho, no dia 29. Com ele, encerra-se as festividades desse mês tão celebrado.

Fogos de artifício

De acordo com a tradição popular, os fogos servem para despertar São João. Esta tradição também tem origem em Portugal e ainda é muito comum neste país, além de serem muito usados em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. No Brasil temos ainda o costume (não muito agradável para a maioria) de estourar bombinhas. Crianças e adolescentes se divertem com essa brincadeira um tanto que perigosa. Uma vez que essas “bombinhas” nem sempre são inofensivas, e podem causar acidente graves. Mesmo com os pontos negativos, ainda são muito comum em arraiais.

Imagem: “bombinha”

*A tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.

Mastro de São João

Tradição de origem portuguesa, consiste em levantar um mastro com três bandeirinhas na ponta superior, simbolizando cada um dos santos católicos ligados à Festa Junina: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Existe também um costume (de origem portuguesa) de untar o Mastro de São João com gordura animal, deixando-o sem aderência para que alguém tente subir. Quando feito isso, o Mastro é chamado de “Pau-de-cebo”. E é feito para desafiar os participantes do arraial à escalá-lo e chegar ao topo, e para incentivar as tentativas, é colocado um prêmio na ponta do mastro, geralmente uma importancia em dinheiro.

Soltar Balões

A tradição de soltar balões tinha dois significados. Uns dizem que essa prática era usada para avisar que a festa iria começar. Eram soltos de cinco a sete balões para que as pessoas soubessem do início das comemorações. Os mais supersticiosos acreditam que os balões levavam os pedidos para os santos até o céu.

Soltar balão é crime

Porém, hoje em dia, eles não são muito comuns, já que soltar balões é proibido em muitos países, inclusive no Brasil. Isso vigora desde 1965, de acordo com o artigo 26 do Código Florestal, porque pode causar incêndios e mortes. Também está no artigo 28 da Lei das Contravenções Penais de 1941. Quem for pego soltando balões pode ir para a cadeia. Por esta razão hoje em dia é muito mais comum ver bolões como um elemento ornamental nas festas juninas para que este simbolo não caia no esquecimento.

Decoração junina

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Mesa com comidas típicas

Além das receitas com milho, outros grãos — como o amendoim — e raízes — como a mandioca e macaxeira — também marcam fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, cocada, pé-de-moleque, bolo de macaxeira e tacacá.

Danças

Nas festas juninas ouve-se e dança-se forró. A quadrilha é, todavia, a dança típica da festa. Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Da península Ibérica teria vindo as cores das vestimentas e dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Imagem: Grupo de quadrilha junina

Imagem: Grupo de quadrilha junina

Outra atração comum nessas festas é uma coreografia chamada de casamento caipira é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Pessoas dançando quadrilha

Pessoas dançando quadrilha

——————————————————-

Gostou? Compartilhe o nosso post nas redes sociais!

Fontes:
https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/44683-voce-conhece-a-origem-das-festas-juninas-saiba-isso-e-muito-mais.htm
https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-surgiram-as-festas-juninas/
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
https://www.suapesquisa.com/musicacultura/tradicoes_festa_junina.htm
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/festa-junina.htm