Imagem: Participantes do evento em volta do bolo de 40 anos

CAMPUS DA UFPA EM CASTANHAL CELEBRA 40 ANOS DE HISTÓRIA

Em 1978 nascia o Campus da UFPA em Castanhal, com o objetivo de atender às demandas das zonas Bragantina, Guajarina e do Salgado do Estado do Pará, especialmente no que se refere à formação de professores em diversas áreas do conhecimento.

Para celebrar esses 40 anos de história, foi realizado nesta sexta, 29 de junho, um evento com a presença de vários personagens que construíram e constroem a trajetória da Universidade em Castanhal, como a primeira coordenadora do Campus, professora Nazaré Sá, que foi homenageada pela contribuição à UFPA, além de ex-alunas da turma pioneira de Pedagogia .

O evento também contou com a presença do reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, que destacou a importância da expansão da universidade.

“Onde a universidade pública chega, ela consegue transformar a realidade do local. Embora a universidade promova mudanças no campo da educação, ela não se limita a isso, uma vez que ela gera transformações na área cultural, na atenção à saúde, na criação de uma consciência sobre a importância da conservação ambiental. Contribui, ainda, para as políticas públicas, gera conhecimentos sobre a realidade local. E nós vemos a UFPA, Campus de Castanhal, gerando tudo isso para a cidade e para o seu entorno. É por isso que todos os atores desse processo estão de parabéns pelos 40 anos de história”.

Além do momento solene do evento, a programação dos 40 anos do Campus de Castanhal trouxe a exibição de um vídeo, fruto do projeto “Reescrevendo a História da UFPA/Castanhal por meio de documentário em audiovisual”, coordenado pelo professor Túlio da Faculdade de Pedagogia.

A parte cultural da festa contou com apresentação de um balé infantil, com crianças atendidas pelo projeto Castelo dos Sonhos, coordenado pelo professor Nazareno Abraçado; quadrilha junina; Sexteto da Escola de Música Mestre Odilon; desfile de miss; partilha do bolo de aniversário e vendas de comidas típicas.

Foi um evento plural, marcado, também, por homenagens e lembranças de uma história que se revela promissora e que tem gerado frutos muito significativos para o Nordeste paraense.

 

 

Versão p/ Dosvox    Versão Libras 

Para conferir mais fotos da programação de 40 anos da UFPA em Castanhal, clique aqui.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal

Compartilhe essa notícia nas redes sociais 😉