III SEMINÁRIO EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL E NACIONALDO SURDO (SADINS)

O III SADINS comemora o dia internacional do surdo através de mesas, palestras e oficinas que aconteceram nesta sexta-feira (14 de setembro) no campus I da UFPA de Castanhal, com o tema, “O surdo e sua pluralidade: Um olhar além da educação“.

Nesta edição buscou-se debater temáticas ligadas à pluralidade social da pessoa com surdez, não apenas um olhar acerca da educação, mas também difundir informações sobre os avanços e desafios na inclusão escolar e social das pessoas com surdez, proporcionando um evento comemorativo em alusão ao Dia Internacional e Nacional do Surdo.

O público alvo se destina aos docentes e discentes do ensino superior, dirigentes municipais de educação, profissionais da educação básica, pesquisadores e pessoas interessadas sobre a área de inclusão.

Com a coordenação geral do Profº Rubens Faro e Mara Cristina Araújo, e apoio do Núcleo de Acessibilidade (UFPA/Castanhal), o evento ofertou oficinas e palestras com o objetivo de debater sobre temáticas ligadas à pluralidade social da pessoa com surdez. Outras propostas abordadas nesta edição do SADINS foram:

  • Buscar olhares acerca da educação
  • Compreender o sujeito surdo a partir dos contextos sociais
  • Difundir informações sobre os avanços e desafios na inclusão escolar e social das pessoas com surdez

Para a apresentação das palestras, o evento contou com a presença da Profª Esp. Darlene Lira com o tema, “O surdo versus a música”, do Profº Msc. Silvio Vieira em, “Religião e Educação de surdos”, e também da Profª Msc. Carina Mota e Profº Msc. Hector Silveira com os temas, “O uso de classificadores para surdos em diferentes estágios linguisticos” e “Português como L2 para surdos a partir da perspectiva dos letramentos” respectivamente.

Oficinas

Estratégias para ensino de léxico e sintáxe com uso do gênero textual lenda
Profª Msc Carina Mota
Mediador: Ewerton Souza

Técnicas de tradução do português para libras
Profª Esp. Darlene Lira
Mediadora: Lilian Vanessa

Organização didática para ensino de surdos
Profº Msc Hector Silveira
Mediadora: Elaine Aragão

Noções Básicas de Libras
Profª Esp. Leide Silva e Thainá Lisboa
Mediador: Guilherme Jaques

Adaptações para a inclusão de alunos com surdez nas aulas de Educação Física
Profº Pedro Henrique e Rebeca Glim
Mediadora: Rosalice Queiroz

O evento encerrou com a apresentação do grupo “Palhações Surdos” que animaram os presentes.


Gostou desde artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e Whatsapp!  😀