Urna eletronica de votação

ELEIÇÕES 2018 – SEGUNDO TURNO, UM BRASIL DIVIDIDO E DECIDIDO

A equipe do Castanhal News realizou nos últimos dias uma pesquisa entre a comunidade acadêmica, tendo como objetivo conhecer qual o perfil dos eleitores do campus, e quais os meios por onde mais se têm acesso à informação politica.

A enquete foi respondida por 113 pessoas (o que correponde à aproximadamente 5% da população do campus), e ficou disponível alguns dias antes, e depois do primeiro turno das eleições.

Confira os resultados da pesquisa:

O gráfico acima destaca que a maioria dos entrevistados são do sexo masculino, somando entre eles, 63,7% dos entrevistados, e entre as mulheres, 36,3%. Um dado inesperado, pois como se sabe, a maior parte do eleitorado é do sexo feminino e entre os estudantes universitáios, as mulheres também estão em maior número.

Também obtivemos a informação da faixa etária desses eleitores. E a maioria absoluta é de jovens entre 16 – 25 anos, somando 61% dos eleitores que responderam à enquete. E o número sobe para 73% dos entrevistados, se incluirmos os eleitores que têm entre 26 e 30 anos.

Um dado muito interessante e importante, uma vez que isso é um retrato da realidade do nosso país de maneira geral. Em que observamos uma renovação da geração de eleitores e de políticos. São jovens que estão cada vez mais politizados e antenados aos acontecimentos da política devido à facilidade que se encontra e se disseminam informações sobre políticos e partidos através da internet. Mais especificamente, por meio as redes sociais.

Para confirmarmos isso, também perguntamos aos entrevistados, por qual/quais meio(s) eles obtêm acesso à informação política? Confira o gráfico abaixo:

Para essa pergunta, era possível escolher mais de uma opção, ou decidir por uma opção própria, por isso os resultados somam mais de 100%, e algumas respostas se assemelham. 

Podemos concluir que a influência da internet nestas eleições têm tido um papel protagonista no que diz respeito a disseminação de informações sobre os candidatos. E é um dado fácil de compreender uma vez que, as pessoas passam muito tempo conectadas á internet, e com acesso às redes sociais, portanto é também por elas que as pessoas mais se politizam e formam suas opiniões.
Algo inédito para as eleições do Brasil, pela primeira vez a televisão deixa de ser o maior disseminador de informações, e a internet assume o posto.

O Castanhal News também indagou sobre o quão preocupados estão os eleitores com relação à integridade dos políticos em quem irão votar, e o que os fazem optar por um candidato em detrimento de outro. 

Neste gráfico fica bem claro que o mais importante para os 45,1 % dos eleitores é saber se o candidato está ou nao envolvido em escândalos de corrupção. Logo em seguida vem outras duas importantes preocupações dos eleitores; O discurso que o candidato prega (23%) e o Partido, bem como sua ideologia partidária (também 23%).  Dentre outras alternativas, que obtiveram menor expressão, destacamos que a fama e visibilidade de um candidato não é mais aquilo que em primeiro lugar chama atenção do eleitor moderno.

Em uma pergunta mais direcionada à questão da lei da ficha limpa, 61% dos entrevistados responderam que é importante verificar se o candidato é ou nao ficha limpa antes de votar. Uma outra quantidade expressiva de 31,9% afirmou que ainda não havia pesquisado sobre. E uma pequena minoria diz que não considera importante classificar os candidatos por esse meio, uma vez que segundo eles, podem haver arbitrariedades na justiça.

Continuando com a questão da inciativa, e importancia do eleitor pesquisar em quem pretende votar, o Castanhal News continuou perguntando sobre a importância de conhecer o plano de governo do candidato, ou se o elitor considera outro fator mais importante na hora de decidir seu voto. O grafico abaixo apresenta as respostas obtidas:

Para a maioria, 66,4%, é uma boa alternativa, pesquisar o plano de governo antes de votar. Outros 15,9% disseram que o mais importante para eles é a ideologia política do candidato, e 4% disseram ainda que antes de qualquer coisa, o que importa é o viés ideológico. Apenas 12,4% afirmaram q o plano de governo nao é importante ou não depositam confiança no seu cumprimento.

Por falar em questões ideológicas, o Castanhal News também investigou com qual ideologia políticas, os eleitores do campus mais se identificam:   

A conclusão foi que, 57,5% das pessoas têm sim alguma postura politica que mais defendem. Enquanto que 42,5% disseram nao saber ou nao se identificar com nenhuma ideologia político-economica.

Do total dos que responderam se identificar com algum ideal político, 30,9% se declararam ser de Esquerda, divididos entre, Comunistas, e Socialistas (social-democratas), com 3,5% e 27,4% respectivamente.

Entre a direita, somou-se um total de 26,6% entre os entrevistados. Dos quais se dividiram entre Liberais e Conservadores, e Centro-Direita.


Gostou da matéria? Compartilhe em suas redes sociais! 😀