I SEMINÁRIO DE CULTURA POPULAR DOS BOIS DE MÁSCARAS

Ação da UFPA/Castanhal por meio do Ppgeaa Antrópicos em São Caetano de Odivelas.                                                           Participe!

A origem da manifestação da cultura popular do Boi de Máscaras, na cidade de São Caetano de Odivelas, localizada na região nordese do estado do Pará, remonta ao ano de 1937, quando um grupo de pescadores, em retorno da longa estada de trabalho no norte da ilha do Marajó, resolve trazer deste lugar, uma cabeça de boi, às vésperas do dia de São João, para fazer uma brincadeira de rua. De lá para cá a participação popular nessa manifestação só tem crescido numericamente ao longo dos anos.

O motivo principal da brincadeira é tão somente o “deixar-se estar na rua”, acompanhando a brincadeira que segue noite a dentro.
Observa-se que pela comicidade dos personagens -o boi, os pierrôs ou mascarados, os cabeçudos, ou buchudos-, retratada em suas fantasias grotescas e evoluções hilariantes, estabelece uma cumplicidade entre brincantes e mutucos em jogo que vai da saltitante dança de marchas e sambas, passando por investidas do boi contra a multidão, até a curiosidade de saber quem é o brincante que se oculta por detrás das máscaras, e que emite unicamente sons guturais.

O Boi de Máscaras resiste ao tempo porque, mesmo a despeito de sua modernização, observa na incorporação de elementos da mídia, ele nao perdeu aquilo que marca profundamente a cultura popular: a solidariedade.

Objetivos

  1. Promover o diálogo entre os segmentos envolvidos com a produção, gestão e investigação da prática de cultura popular do Boi de Máscaras.
  2. Levantar as demandas dos praticantes e grupos de Boi de Máscaras.
  3. Organizar o Fórum Permanente dos Bois de Máscaras em São Caetano de Odivelas
  4. Propos a Carta de Odivelas, com diretrices para o incentivo, preservação e manifestação.

Programação

29/11/2018

  • 18:30 – Abertura
  • 19:00 às 20:30 – Palestra “Governança Local e Cultura Popular” com Odair de Barros Varela (Universidade do Cabo Verde);  Mediação José Guilherme Fernandes

30/11/2018

  • 08:00 às 09:00 –  Palestra “Fomento à Cultura Popular”, com José Guilherme Fernandes (PPGEAA/UFPA)
  • 09:00 às 12:00 – Grupo de Trabalho em Criação, Produção e Circulação os Bois de Máscaras
  • 12:00 – Apresentação da Carta de Odivelas e encerramento

Local

Núcleo Universitário Prof Mário Chagas Fernandes

*Fonte: Informações extraídas do texto de divulgação do evento *