Foto: Bailarinha, Camila

UMA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA E A DANÇA, POR: CAMILA MENDES – BAILARINA, PROFESSORA E PEDAGOGA.

Camila Mendes iniciou aos 10 anos o estudo de Ballet Clássico em um projeto de dança da Professora e bailarina Erica Lopes. Além do Ballet Clássico, ela também estudou Contemporâneo, Jazz e Sapateado. Conta que se identificou mais com o Ballet Clássico e procurou focar mais nessa área como busca de uma nova formação. Hoje em dia, tem 12 anos como bailarina e dentro desse período também passou a ser coreógrafa e professora.

Hoje, faz parte de uma companhia na qual tem como diretora a professora e bailarina Rafaela Corrêa e dentro da mesma, Camila é uma das solistas, o que acarretou em uma profissionalização maior, ela está se formando pela Royal Academy of Dance.

Logo quando começou na Dança, Camila foi desafiada a ser monitora de algumas turmas de baby class. Por ser um desafio muito grande e, também, pelo fato de ter que ensinar o ballet para uma criança, foi buscar no curso de Licenciatura – Pedagogia essa outra formação, que seria para além da dança. “Um dos maiores crescimentos pessoais que a pedagogia me traz é o aprendizado no convívio com o próximo, nesse caso, os alunos”, conta ela. A bailarina, professora e pedagoga, afirma que os alunos estão em constante desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e
emocional e no próprio curso de Licenciatura – Pedagogia, os estudantes analisam muito essa questão trabalhando todo o processo, a linguagem corporal e acessível, o que torna, para ela, o curso ideal que atrela a prática da dança com o ensino da dança para os alunos de todas as idades.

Voltado a área do Ballet Clássico, Camila comenta que o espetáculo é a questão do ballet de repertório, onde as próprias bailarinas são o espetáculo e são uma história reproduzida e encenada por meio da dança. Para além da dança, nós encontramos também a música e os misancenes (jogo de cena, para plateia) . Camila diz: -No ballet, não usamos a fala. A “fala” que usamos são sinais dos nossos corpos e da nossa coreografia, por eles é que transmitimos o que está acontecendo- . Ressalta também, que um dos grandes ballets de repertório é o Lago dos Cisnes, onde é contada a história e é por trás dela que todo o movimento e técnica são utilizados.

Na maioria dos espetáculos, o término se configura como tragédia, ou no decorrer do evento, como romance. Tem-se como objetivo de espetáculos temas como: Romeu e Julieta e A bela adormecida, fazendo com que o encantamento e o imaginário se permaneçam sempre presente nos acontecimentos, tornando a apresentação um verdadeiro espetáculo.

Os ballets de repertório são ensinados há muito tempo, se aproximam muito da versão original em termos de música, coreografia, história e figurinos fixos. Em relação ao surgimento do espetáculo, temos pessoas contando diferentes histórias de diferentes visões. Uma das visões é que os espetáculos começaram através de rituais que uma sociedade fazia e, partindo disso, começou a se contar uma história. Outra visão é que o espetáculo inicia por meio de um processo de imitação de dança. Independente de que origem venha, é notável que o ballet está presente em várias escolas, várias academias de ballet e é uma tendência que veio para permanecer na contemporaneidade. Portanto mexa-se, dance, sorria e fique feliz!

 

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