Foto, Professor João Malheiro

CONHEÇA O CLUBE DE CIÊNCIAS COORDENADO PELO PROF. JOÃO MALHEIRO

A entrevista deste mês (08/2017) é com o professor e coordenador do clube de ciências, João Malheiro, ele nos conta como funciona e as propostas metodológicas do clube de ciências.

João Manoel da Silva Malheiro é professor da faculdade de Pedagogia do Campus Universitário de Castanhal, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Atualmente é coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Formação de Professores de Ciências e do projeto Clube de Ciências Cristovam Diniz.

Castanhal News: O senhor é o coordenador do projeto Clube de Ciências UFPA-Castanhal “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, que desenvolve diversas atividades voltadas à capacitação de professores para o ensino de Ciências. Conte-nos um pouco mais sobre este projeto. Como e quando surgiu?

Prof. João Malheiro: O projeto foi criado pelos participantes do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Formação de Professores de Ciências, do Campus da UFPA-Castanhal. Como as discussões que acontecem no grupo giram em torno das Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem, idealizamos a criação do Clube de Ciências, onde poderíamos ter um espaço onde pudéssemos implementar na “prática” as teorias que discutíamos semanalmente. Com a criação do Clube de Ciências, também abriríamos a perspectiva do mesmo se tornar um laboratório de pesquisa, onde os licenciados dos diversos cursos de licenciatura da cidade de Castanhal pudessem iniciar suas ações docentes. Concomitantemente, estaria aberto também um espaço de pesquisas, para alunos da graduação e pós-graduação. Atualmente temos três graduandos, dois mestrandos e um doutorando realizando suas pesquisas no Clube de Ciências Castanhal. Recentemente tivemos a primeira pesquisa de mestrado concluída, sendo a mesma realizada pela profa. MSc. Willa Almeida (o vídeo sobre a experimentação realizada no clube está disponível em:

https://youtu.be/CGjuvQ6aNP8

Atualmente, o projeto atende cerca de 60 alunos do 5o e 6o anos de escolas públicas das áreas do entorno do campus da UFPA Castanhal.

Castanhal News: Quais os objetivos do projeto?

Prof. João Malheiro:

  • Implementar um ambiente alternativo de ensino de ciências e matemática, em prol da popularização da ciência, da iniciação científica infanto-juvenil e a formação inicial e continuada de professores das Ciências e Matemática.
  • Criar um espaço destinado, especificamente, para o ensino, pesquisa e extensão de ações educativas voltadas às Ciências e Matemáticas sob a perspectiva da investigação experimental e Problematização;
  • Promover formação inicial e continuada de professores para o ensino ciências e matemáticas no Ensino Fundamental, a partir de práxis formativas baseada na Problematização da realidade amazônica;
  • Incentivar o desenvolvimento de ações educativas voltadas à iniciação científica infanto-juvenil. Elevar a qualidade das atividades de ensino de Ciências e Matemáticas no ensino fundamental;

Castanhal News: O projeto conta com parcerias?

Prof. João Malheiro: Não. Eventualmente conseguimos a doação de biscoitos da Empresa Hiléia e a doação de iogurtes pelo Flamboyant, mas sem nenhuma regularidade. Atualmente temos um bolsista da PROEX e dois do projeto Monitoria.

Castanhal News: Quem participa efetivamente do projeto?

Prof. João Malheiro: Alunos da graduação e da pós-graduação.

Castanhal News: O projeto utiliza o conceito de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de ciências. De que forma este conceito se aplica no projeto? E quais os resultados observados até o momento?

Prof. João Malheiro: A ABP foi o ponto de partida para pensarmos de que forma poderíamos desenvolver atividades investigativas com as crianças que pudesse despertar nos mesmos o desejo de aprender Ciências de forma prazerosa. Nesse sentido, acreditamos que a ABP, que tem como mote a proposição de um problema que, para a sua solução, necessita que um experimento seja realizado para que possa apoiar suas afirmações. Atualmente, estamos trabalhando com a Sequência de Ensino Investigativo, onde os estudantes são desafiados a resolverem um problema real por meio de um experimento.

Castanhal News: Além dos resultados metodológicos, quais os impactos sociais observados até o momento?

Prof. João Malheiro: Os alunos participantes do Clube, em sua grande maioria, são de áreas carentes em situação de risco. A assiduidade dos alunos e a disposição em participar de todas as ações realizadas, sinalizam que o clube de ciências tem despertado nos mesmos o desejo em aprender ciências e matemática.

Castanhal News: Alunos e professores interessados em participar do projeto. Como podem fazê-lo?

Prof. João Malheiro: Os alunos precisam se inscrever. As inscrições para esse segundo semestre iniciam no dia 26 de agosto das 8 às 12h. Quem perder o prazo pode comparecer aos sábados no Clube de Ciências Campus Castanhal que realizamos as inscrições. Os professores da educação básica e alunos das diversas licenciaturas podem atuar como professores-monitores das atividades que são desenvolvidas todos os sábados com as crianças. Para isso, basta entrar em contato com o prof. Malheiro pelo e-mail (joaomalheiro@ufpa.br) que daremos todas as informações.

 

Versão p/ Dosvox